8d9d443c85b9535f66286b780f9315661

Exercícios físicos durante a gravidez. Pode?

Toda grávida já ouviu a frase “Gravidez não é doença” e não é mesmo, porém, há de se levar em consideração que a gestante é uma mulher, que está em um período que inspira cuidados.

 A gravidez deve ser encarada como parte natural da vida e por isso é importante levar uma vida normal e dentro da rotina habitual, buscando sempre o bem estar e a saúde. Por isso é importante que exercícios sejam praticados regularmente, mas como em tudo na vida, exageros fazem mal, por isso, pratique com moderação.

Acredita-se que devem ser evitados os exercícios que podem provocar quedas ou alguma batida na barriga, sendo que as atividades mais indicadas são as que causam menos impacto, como hidroginástica, caminhada, ioga e pilates.

Há também atividades que não são recomendadas, entre elas temos:

  • Bicicleta ao ar livre: É recomendada até o segundo trimestre e descartada no terceiro. Mesmo assin é recomendada somente para quem já é acostumada a praticar. Para mamães inexperientes o ideal são as ergométricas, onde o risco de queda é praticamente inexistente.
  • Tênis, Futebol, Basquete e Vôlei: Proibidos pelo risco iminente de queda e possibilidade da barriga ser atingida por uma bolada.
  • Esqui e patinação: Risco forte de queda deixa estas atividades fora da lista.
  • Surfe: Risque o surf da sua vida por nove meses, devido ao risco de quedas.

Se você é adepta de corridas e esportes que causem impacto, use cintas próprias para dar sustentação a barriga.

E nunca se esqueça de conversar com seu médico sobre o assunto, ele dará o aval final para a prática segura de exercícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>