como-fazer-a-higiene-intima-do-bebe-de-forma-correta-41

Cortando as unhas do recém nascido!

Evite cortar as unhas do bebê nos primeiros dias de vida, elas ainda são muito flexíveis e isso pode ocasionar sangramentos.
Conforme os dias passam, verifique se elas estão mais rígidas e firmes.

Sempre deixe as unhas do bebê bem aparadas, pois elas crescem com muita rapidez e eles podem se machucar facilmente.

Na hora de aparar as unhas do bebê todo o cuidado é pouco.
Use material específico para o trabalho. Normalmente os cortadores de unha ou tesouras para bebês têm as pontas arredondadas e isso é um bom truque para evitar acidentes.

Como as unhas crescem muito rápido você provavelmente terá que fazer o corte pelo menos duas vezes por semana nas mãos e uma vez por semana nos pés.
Apesar do pânico que se instala nas primeiras tentativas, você vai pegando jeito e com a prática tudo fica mais simples.

Muitas mães relatam que as unhas dos pequenos são bem finas e moles nos primeiros meses, possibilitando até mesmo que as mamães consigam aparar o excesso de unhas com os dedos mesmo, sem o uso de tesoura ou alicate, mas caso esse não seja o caso do seu bebê, existem alguns cuidados que podem ajudar.

  • Se o seu bebê mexe muito e está sempre fazendo movimentos involuntários com as mãos, peça para a ajuda de alguém. Uma pessoa segura o bebê e a outra executa o corte da unha. Você também pode tentar cortar as unhas dele quando ele estiver dormindo ou mamando, mas tenha cuidado, pois movimentos involuntários de mãos e pés são comuns principalmente nos primeiros dias e até meses.
  • Pressione a pele da ponta dos dedos para baixo, isso diminui o risco de você pegar um pouco de pele com o alicate ou tesoura.
  • Use a lima, que normalmente vem com o kit de tesoura e alicate, após cortar dê uma limada na unha, para aparar as pontinhas que podem ficar e para deixar a unha menos afiada.
  • Evite cortar a unha do bebê após o banho, apesar dela ficar mais fina a mesma coisa acontece com a pele e por menor que seja o toque, podem acontecer sangramentos e desconforto.

Além disto, tenha calma e paciência e não esqueça que um bebê que é acostumado desde muito pequeno a cortar a unha, tem menos chance de sentir medo com o decorrer do tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>