4ef6964886fd4b157cb6446d1844ce281

Como cuidar dos dentes do bebê?

A maioria dos pais tem dúvidas sobre quando e como devem ser os processos de limpeza da boca dos bebês.
A verdade é que isso deve começar bem antes dos bebês ganharem seus primeiros dentinhos, assim é possível criar uma rotina desde muito cedo, evitando que a criança tenha dificuldade de incorporar o ato de escovar os dentes a sua rotina.

É aconselhável passar uma gaze levemente umedecida na gengiva do bebê sempre após as mamadas, bem de leve, só para limpar a boquinha.

Os primeiros dentes costumam aparecer a partir do sexto mês e um pouco antes disso você já pode trocar a gaze por uma escova de silicone chamada dedeira que, além de facilitar o manuseio para os pais é super macia e tem pequenas cerdas de silicone que vão ajudar a gengiva a se preparar para o nascimento dos dentes. Após esse período ela também será eficiente para limpar os dentinhos recém nascidos.

Quando a criança fizer um ano observe quantos dentes já nasceram e principalmente se os dentes do fundo já vieram à tona, caso isso tenha acontecido, está na hora de partir para a escova tradicional. Não se esqueça de adotar modelos específicos para crianças pequenas, que normalmente tem a cabeça bem pequena e as cerdas ultra macias e não esqueça de trocar as mesmas regularmente, pelo menos de três em três meses e de fazer a higienização da escova.
Crianças bem pequenas não devem usar creme dental, pois ainda não conseguem cuspir a pasta e isso é essencial. Quando o seu filho atingir uma idade adequada o ensine cuspir e ele estará apto a usar creme dental, mas dê preferência para os que não contêm flúor, pelo menos até os seis anos de idade.
Aproveite a sua próxima ida ao dentista e marque uma consulta para o seu também, acostume desde cedo e os temidos problemas de medo e insegurança serão reduzidos.
Além disto, não se esqueça de algumas dicas:
  • Evite dar refrigerantes e doces para bebês e crianças pequenas, mas caso seja inevitável, faça todo o ritual de escovação e ou limpeza da boca da criança assim que possível.;
  • Use copinho e evite mamadeiras a partir dos seis meses;
  • Mantenha uma alimentação balanceada
  • Escove os dentes dos pequenos pelo menos uma vez por dia, preferecialmente antes de dormir.
Quando as crianças atingirem em torno de 5 anos você já poderá liberar que elas façam este procedimento sozinhas, mas sempre com supervisão. Tudo pode ficr mais tranquilo se os pais escovarem os dentes na frente da criança desde muito cedo, pois o exemplo é sempre a melhor educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>