O uso da cadeirinha de carro é obrigatório no Brasil e deve ser cumprido, não só para não sermos multados, mas sim pela real proteção que a cadeirinha oferece as crianças.
Nunca esqueça que o corpo das crianças é frágil e até o menor dos impactos pode causar sérios danos, por isso as cadeirinhas são indispensáveis, pois elas são projetadas para segurar a criança nos pontos mais resistentes do corpo.
Pense na cadeirinha como um dos melhores investimentos da sua vida.
Acostume o seu filho desde o nascimento e ele não irá achar estranho, com o tempo vai até cobrar atitudes semelhantes de outras pessoas.
Mas o que diz o código de trânsito brasileiro?
- Crianças de 0 a 1 ano têm que usar bebê-conforto ou poltrona reversível voltados para a traseira do veículo.
- Crianças de 1 a 4 anos têm de usar cadeirinha.
- Crianças de 4 a 7 anos e meio têm de usar Booster ou assento de elevação com o cinto de segurança de três pontos do carro.
- Crianças de 7 anos e meio a 10 anos devem viajar no banco traseiro com o cinto de segurança do veículo.
- Se houver mais de três crianças abaixo de 10 anos no carro, a mais alta pode ir no banco da frente com o dispositivo de retenção adequado (cadeirinha ou booster, se tiver menos de 7 anos e meio) para sua altura e peso.
Fonte: Blog Estadão |
Não esqueça algumas coisas importantes, como:
- Leia o manual de sua cadeirinha antes de instalar, isso faz toda a diferença e é o que pode garantir a segurança do seu filho.
- Nunca coloque crianças no banco da frente, esse comportamento é altamente perigoso.
- Crianças bem pequenas e recém nascidos devem ir para cadeirinha, nada de levar o bebê no colo no banco traseiro, isso é perigoso e rende uma alta multa.
- As cadeirinhas dos bebês devem ser posicionados de costas para o banco do motorista até que eles completem pelo menos 1 ano. Essa posição é mais indicada para evitar lesões.
Com todos estes cuidados o seu filho estará mais protegido e você mais tranqüila.