Agosto Dourado: 5 motivos para incentivar o aleitamento materno

capa-post_(1)

 

Estamos em plena Campanha Agosto Dourado, o que significa um mês inteiro de uma campanha mundial dedicada a incentivar e divulgar informações sobre a importância do aleitamento materno

Desde o dia 1º de agosto até o dia 7, estamos na Semana Mundial de Aleitamento Materno 2021 (SMAM). Além de ser um momento importante de fortalecimento dos vínculos entre mãe e bebê, amamentar é questão de saúde e desenvolvimento para o bebê.

Neste post reunimos apenas 5 dos motivos para incentivar o aleitamento materno. Confira!

  • O leite materno é a melhor fonte de nutrição e a forma de proteção mais eficiente para diminuir taxas de mortalidade infantil – é capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde. 
  • De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de 6 milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até os 6 meses de idade.
  • Através do leite materno, o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como diarreia, infecções, obesidade infantil e, principalmente, respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar.
  • Pesquisas recentes indicam que anticorpos para Covid-19 podem passar por meio do leite. 
  • A forma como o bebê mama estimula o desenvolvimento da face e é muito importante, inclusive, para sua saúde bucal e desenvolvimento futuro dos dentes. 

 

Nós sabemos que a amamentação não é apenas instinto, demanda atenção, comprometimento e que você provavelmente vai precisar de ajuda e orientação.

Converse com seu/sua médico(a), busque sua rede de apoio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>