3º MÊS DE GESTAÇÃO
SEU BEBÊ ESTÁ CRESCENDO:
Inicia-se a formação das pálpebras:
Entre a 9ª e a 10ª semana a cabeça do feto já está bem delineada, aparecendo um tanto quanto desproporcional em relação ao resto do corpo. Neste período se formam as pálpebras que irão proteger os globos oculares.
Um desenvolvimento rápido:
Já começam a se desenvolver outros órgãos. Os sistemas circulatório e urinário já estão funcionando, os órgãos genitais já se desenvolveram e os o rosto já está começando a ser modelado. No final da 10ª e 11ª semana, aparecem sob a derme as terminações nervosas, e o feto já consegue reconhecer os sons maternos da respiração, dos batimentos cardíacos e da voz.
O bebê move as mãos e os pés, e abre a boca:
O bebê começa a fazer seus primeiros movimentos. Na ponta dos dedos se visualizam as unhas, e ele começa a movimentar bastante suas mãozinhas e pezinhos, em contínuos movimentos de abrir e fechar. Também já pratica a sucção, engolindo líquidos à sua volta.
Aspecto do bebê:
Próximo ao final do terceiro mês, o feto já aumentou de tamanho, chegando a medir cerca de 6,25 a 7,5 cm e pesar de 14 a 18 gramas.
Aspecto da mamãe:
Ao final do terceiro mês, nota-se muito pouco a sua barriga, mesmo se você já teve um aumento de peso de aproximadamente dois quilos. Ao contrário de seus seios, que devem ter aumentado bastante, a ponto de você precisar aumentar a numeração de seu sutiã.
Sintomas, sinais e sensações da futura mamãe
Como sabemos, com o crescimento do bebê, o corpo da mãe vai se modificando para se adaptar a essa situação e alguns sintomas novos podem aparecer, somando-se aos já existentes. Fazem parte da modificação normal do corpo materno, ocorrências como:
Cansaço e sonolência;
Vontade de urinar com freqüência;
Náusea, vômitos e salivação excessiva;
Prisão de ventre;
Azia e dificuldade de digestão;
Repulsa ou desejo por certos alimentos;
Modificações nos seios (inchaço, sensação de adormecimento, formigamento, escurecimento das aréolas, aparecimento de pequenas veias de cor azul sob a pele, devido ao aumento de irrigação sanguínea nos seios);
Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura;
As roupas começam a ficar ligeiramente estreitas na cintura e nos seios, o abdomen pode parecer um pouco maior;
Aumento do apetite;
Algumas veias ficam mais visíveis, devido ao aumento no volume de sangue.
Instabilidade emocional, similar à TPM (Síndrome Pré-menstrual), com maior irritabilidade, mudanças repentinas de humor, vontade de chorar;
Apreensão, medo, alegria, excitação;
Períodos de extrema calma e serenidade.
ALGUMAS POSSÍVEIS PREOCUPAÇÕES:
Prisão de Ventre:
Com a progressão da gravidez, o útero aumentado comprime parte do intestino, dificultando o trânsito intestinal, o que provoca prisão de ventre.Além disso, devido a progesterona, os movimentos intestinais diminuem e, com isso, o intestino tem maior dificuldade de conduzir o bolo fecal.
Algumas dicas podem aliviar este problema, como incluir mais fibras na sua alimentação (frutas, verduras cruas, cereais), beber muita água e fazer alguma atividade física moderada, como caminhadas ou natação para gestantes.
Gases:
Este sintoma tão freqüente na gravidez pode ser suavizado, seguindo as mesmas orientações que você vai ouvir para muitos outros sintomas: ao invés de fazer três refeições diárias abundantes, faça seis refeições menores; mastigue bem e devagar, evitando engolir ar junto com a comida; diminua a quantidade de alimentos que, normalmente, já causam a sensação de inchaço (couve-flor, cebolas, feijões).
Insônia:
É comum a ansiedade aumentar na gravidez, alterando o sono, principalmente, de dia, após as refeições. Acontece de você adormecer com facilidade nas horas mais impróprias e durante a noite passar horas em claro. A causa principal é a profunda alteração hormonal e o problema deve desaparecer no início do segundo trimestre.