Você pode variar as posições de acordo com a sua postura ou comodidade e nunca esqueça de colocar um paninho no local próximo a boca do bebê, pois ele pode regurgitar e você precisa estar protegida.
No ombro
Coloque a cabecinha do bebê escostada no seu ombro, como se ele estive olhando por cima dele e dê leves batidinhas nas costas do bebê.
De frente para você
Apoie a cabeça do bebê em seu peito, virada para um dos lados e deixe o bebê bem retinho verticalmente, dê leves batidinhas nas costas do bebê.
Andando
Há bebês que preferem que a mamãe faça esse ritual andando, pois o movimento ajuda no processo. Então é só escolher uma das posições acima e começar a andar.
Sentado
Sente o bebê na sua perna, deixe o tronco dele bem retinho, certifique-se que ele está bem apoiado e que sua cabecinha está firme. Dê leves batidinhas nas costas do bebê.
Dicas:
- Sempre tente fazer o bebê arrotar por pelo menos 5 minutos antes de desistir, caso ele não arrote em 5 minutos é bem provável que ele não precise.
- Além de colocar um paninho no lugar próximo a boca do bebê, tenha sempre um paninho a mão, pois quando o bebê arrota, pode voltar um pouco de leite, a famosa regurgitada.
- Se você dá os dois seios para o bebê mamar, coloque ele para arrotar no intervalo entre um seio e outro.
- Há bebês que costumam dormir após a mamada, então se ele acordar chorando tente fazer com que ele arrote, pois ele pode estar desconfortável com um arroto preso.
- Se o bebê começar a chorar no meio da mamada, tente fazer com que ele arrote.
Este é um ótimo mmomento para inserir o papai no processo de amamentação e passar um tempo mimando o bebê.