114

Teste do Pezinho: saiba mais

Teste do Pezinho: saiba mais
O Teste do Pezinho, ou Teste de Triagem Neonatal (TTN), é um direito de todas as crianças. No Brasil, em 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente definiu a triagem neonatal (TN) como obrigatória e em 1992, o Ministério da Saúde reafirmou a obrigatoriedade da TN em território nacional. É um exame simples que garante diagnóstico e cuidado precoces para muitas doenças, antes que elas sejam sintomáticas e que possam trazer danos irreversíveis ao desenvolvimento da criança. A TN representa um dos principais avanços para a prevenção de doenças na pediatria. Portanto, é importante que se conheça um pouco sobre ela:
Coleta: atualmente o Teste do Pezinho é realizado em papel filtro, utilizando-se algumas gotinhas de sangue retiradas do calcanhar do bebê. Para evitar puncionar a criança em dois locais, o exame também pode ser feito por meio de punção venosa, quando a criança vai realizar outros exames que precisam da coleta na veia.
Quando fazer: o teste do pezinho deve ser realizado o mais breve possível, a partir de 48 horas de vida, idealmente antes do 5º dia, mesmo em crianças hospitalizadas, prematuras ou que tenham recebido transfusões sanguíneas.
Sobre os testes: É importante lembrar que os exames de triagem têm alta sensibilidade e um resultado alterado não significa um diagnóstico de doença e que algumas vezes precisa-se repetir o teste e/ou complementá-lo com outros exames.
Além da triagem para fenilcetonúria, hipotireoidismo, doença falciforme e fibrose cística, muitas outras enfermidades podem ser detectadas na TN e os TTN são classificados em Básico, Ampliado, Expandido e Master, de acordo com o número e tipos de doenças triadas. A critério médico, outras doenças, como a pesquisa de surdez congênita e a pesquisa de anticorpo anti-HIV, podem ser incluídas na TN. Atualmente, é possível a detecção de mais de 50 enfermidades e a orientação de qual tipo de teste realizar costuma ser feita pelo pediatra.
A triagem neonatal exige que o laboratório e o pediatra trabalhem em conjunto, conheçam os testes realizados, as suas sensibilidades e especificidades para que possam obter o melhor resultado dessa ferramenta preciosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>