81

8º MÊS DE GESTAÇÃO

8º MÊS DE GESTAÇÃO

SEU BEBÊ ESTÁ SE DESENVOLVENDO AINDA MAIS…

Visão e audição desenvolvidos
O ritmo do crescimento do bebê agora é bem veloz e a maioria dos órgãos principais já está funcionando. Toda a estrutura dos olhos está perfeitamente desenvolvida (a Íris apresenta uma coloração azulada). A audição também já se desenvolveu e ele consegue reconhecer a voz da mamãe e do papai, além de perceber melhor os sons mais graves que os agudos.

Ele vira de cabeça para baixo
O espaço que o bebê ocupa agora já não é mais tão folgado e ele começa a se posicionar de cabeça para baixo, assumindo uma posição mais confortável que manterá até a hora do nascimento. Com isso, volta a pressionar um pouco a bexiga da mamãe.

Os chutes podem ser sentidos com maior freqüência
Os movimentos do bebê agora são bem mais ativos e você conseguirá, inclusive, distinguir com que parte do corpo ele está chutando. Mesmo com o espaço reduzido, ele ainda chuta, e como!

Qual é o aspecto do bebê
Ao final do oitavo mês, já bem desenvolvido, seu bebê terá de 45 a 47 centímetros de altura e pesará de 2250 a 2400 gramas

ASPECTO DA MAMÃE:

 A esta altura da gravidez, você já estará sentindo contrações fraquinhas e indolores, mas que fazem com que seu corpo se prepare para o parto. Cada gestante apresenta uma barriga diferente: mais alta, mais baixa, mais volumosa, menos volumosa, mais larga ou mais compacta. Isso varia de acordo com o seu tipo físico, com o aumento de peso durante a gravidez, e também com a dimensão do seu bebê.A partir da 32a semana, as consultas ao médico passarão a ser de 15 em 15 dias.

ALGUNS SINTOMAS, SINAIS E SENSAÇÕES:

Como sempre, você poderá sentir tudo o que sentiu no mês anterior e mais algo novo!
Aspectos Físicos
Movimentos fetais fortes e regulares;
Aumento da umidade vaginal (leucorréia);
Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido;
Prisão de ventre;
Azia e dificuldade de digestão;
Câimbras nas pernas;
Possível inchaço dos tornozelos e dos pés e, às vezes, também das mãos;
Possíveis dores de cabeça, às vezes, desmaios e tontura;
Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas;
Dores nas costas;
Falta de ar e dificuldades para respirar;
Insônia;
Sensação de coceira no abdômen;
Contrações leves;
Colostro, que pode gotejar dos seios.

Emotivos
Certa ansiedade com relação ao bebê e ao parto;
Períodos maiores de distração e falta de concentração;
Desejo cada vez maior de que a gravidez termine logo.

Possíveis preocupações
Falta de ar e dificuldades para respirar
Durante os últimos meses, o aumento de peso e o crescimento do útero podem tornar a respiração mais difícil, mesmo após um simples e pequeno esforço físico, como subir escadas. Na realidade, essas alterações no sistema respiratório durante a gravidez, consentem à gestante inspirar mais ar e usá-lo de forma mais eficiente. Não se preocupe, pois isso não significa que você ou o bebê recebam pouco oxigênio. Nesta fase, você pode tentar dormir com o espaldar da cama mais elevado, para facilitar a respiração, e aproveitar para descansar um pouco mais, evitando esforços físicos.

Contrações de Braxton Hicks
São absolutamente normais, indolores e de intensidade leve. Você poderá começar a senti-las em algum momento durante o terceiro trimestre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>