A Páscoa passou e com ela se vai à empolgação da caça ao ninho e toda a função que cerca esta data tão especial. O que fica é aquele monte de chocolates, lindos e saborosos que preenchem o armário e a barriga.
Difícil é resistir aos pedidos da criançada por “só mais um pedacinho mãe”, mas aqui vale a velha máxima popular “tudo que é demais faz mal”.
No caso do chocolate, que é um alimento calórico, a parcimônia deve ser obrigatória.
Há vários pontos que devem ser observados pelos pais, para uma boa análise do limite a ser imposto para uma guloseima tão atrativa.
1: O chocolate pode influenciar no apetite das crianças
Todo pai e mãe já passaram por momentos tensos durante as refeições, as crianças tendem a ser manhosas e difíceis nesta hora e cabe aos pais perceberem se o consumo de chocolate não está afetando a alimentação saudável e balanceada. Observar se o petisco não está diminuindo a vontade de se alimentar nas horas chave é essencial para impor os limites adequados.
2: Alergias
Há vários casos de crianças que apresentaram reações alérgicas a algum ingrediente presente nos chocolates, por isso, fique atento a qualquer mudança que possa representar um processo alérgico.
3: Idade para experimentar
Os especialistas recomendam que crianças de até dois anos não devem ter contato com açúcar, mas é claro que nada é radical e pequenas porções não farão mal aos pequenos, porém, crianças com menos de 1 ano devem realmente passar longe do alimento, pois o mesmo pode provocar excesso de gazes e não é recomendado de forma alguma.
Além disto, algumas substâncias presentes no chocolate são estimulantes, o que pode não ser muito bom, principalmente quando ingeridas a noite, pois podem prejudicar o sono.
Outra dica é nunca consumir o chocolate em excesso, pois o mesmo é um alimento muito gorduroso e pode provocar desconforto nas tanto em crianças como adultos.
Mas, como já citamos, a moderação é a chave para este período, pois o chocolate também tem seu lado positivo. A liberação de endorfina e serotonina, provocados por ele, melhoram o humor, provocando uma sensação de prazer e bem estar. Outra boa dica é optar pelos chocolates amargos, que possuem menor quantidade de açúcar e leite em sua composição.
No mais é aproveitar e deixar com que as crianças se encantem por estes momentos que são a cara da infância.