A partir da 20ª semana de gestação o seu médico irá medir a sua barriga em todas as consultas, pode ficar tranqüila, pois isso é um procedimento de rotina e muito importante.
A medida vai da parte superior do osso púbico até o topo do útero, que não é visto a olho nu, mas que o médico encontra com facilidade ao tocar sua barriga.
Os médicos chamam essa medição de Altura Uterina e ela serve para que eles tenham uma idéia do tamanho, posição e crescimento do bebê.
Normalmente a altura que o médico espera encontrar é quase a mesma que o número de semanas da sua gestação, tendo uma margem de erro de dois centímetros, ou seja, se você estiver com 20 semanas sua medida deve ser entre18 a 22 centímetros.
Se a medição ultrapassar ou ficar abaixo desta média o médico provavelmente irá investigar as causas e pedirá um ultrasson.
Porém, existem algumas explicações para que isso ocorra:
- Excesso de líquido amniótico
- Gravidez de gêmeos ou mais
- Bebê está posicionado acima da pelve
- Diabete gestacional (os bebês ficam muito maiores)
- Previsão errada para data do parto
Mas fique calma, você pode apenas ter bebês pequenos ou o contrário. Como isso costuma ser hereditário pergunte aos avós do bebê com qual tamanho você e o pai do bebê nasceram, isso já irá explicar algumas tendências.