A importância das cápsulas de ácido fólico é tão grande que os especialistas aconselham que elas comecem a ser ingeridas antes mesmo de a mulher engravidar.
Então, caso esteja planejando ter um bebê, comece a tomar as cápsulas com cerca de três meses de antecedência.
Sabemos que às vezes é difícil planejar, mas como ácido fólico não faz mal algum, pode tomar sem culpa.
O comprimido é barato, pequeno e não tem efeito colateral. Deve ser tomado uma vez ao dia, sem hora marcada. O Ministério da Saúde do Brasil recomenda que as grávidas façam a ingestão das cápsulas de ácido fólico antes da gravidez e até o final da gestação.
Mas afinal, qual é a importância do ácido fólico?
O ácido fólico ajuda a prevenir doenças do tubo neural no bebê, anencefalia, espinha bífida, lábio leporino, alguns distúrbios cardíacos, anemia e pré-eclâmpsia.
Ainda de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, tomar ácido fólico diariamente ao menos um mês antes de engravidar e durante todo o primeiro trimestre da gestação reduzem o risco de o bebê ter problemas do tubo neural de 50 a 70 por cento.
É possível encontrar ácido fólico em vários alimentos que você pode consumir em abundância, porém não é aconselhado que você pare de tomar a versão sintética do acido fólico, pois vários estudos comprovam que a absorção das cápsulas pelo corpo é mais efetiva.
Alimentos ricos em ácido fólico:
- verduras escuras, como couve, brócolis, espinafre, escarola
- batata grande (daquele tipo para assar com casca)
- feijões de todos os tipos, lentilha, ervilha
- gérmen de trigo
- aspargos
- frutas cítricas, como laranja, limão, tangerina
- ovo cozido
- salmão
- carne vermelha
Dica: Não cozinhe demais as verduras e legumes, pois isso faz com que eles percam vitaminas, incluíndo o ácido fólico. Tente preparar no vapor ou cozinhe com pouca água.
Dica 2: A carne deve ser sempre ao ponto ou bem passada, jamais mal passada.