A realidade é que não existe muito que você possa fazer para evitar as estrias. O Ganho de peso na gravidez é comum e esperado, porém com ele cerca de 90% das mulheres ganham também, as temidas estrias.
Não há nenhuma prova que os cremes que prometem proteger a grávida das indesejadas marcas funcionem.
A maioria deles ajuda com a coceira provocada pela ruptura da pele e na manutenção da hidratação da pele, mas dificilmente serão ativos contra o aparecimento das estrias.
Pesquisas recentes apuraram que o fator genético é relevante nestes casos, por isso se sua mãe ou irmã adquiriram estrias durante a gravidez é possível que você seja uma forte candidata a ter as marquinhas indesejadas também.
Elas costumam aparecer a partir da metade do segundo trimestre e normalmente se concentram, na barriga, seios, coxas e às vezes nos braços.
Existem formas de diminuir os riscos? Existem claro, mas nenhuma delas é uma garantia definitiva.
- Controle do peso: Ganhe peso moderadamente durante a gravidez. Quando a pele é obrigada a esticar muito rápido devido ao ganho de peso excessivo e rapidamente ela se rompe, gerando as estrias. Controlar e ir ganhando peso gradualmente é importante para prevenir as estrias e ótimo para a saúde da mãe e do bebê
- Hidratação: Beba muita água, sempre, esta é a melhor forma de se hidratar.
- Cremes e loções: Use um bom creme hidratante. Pode abusar deles, pois trarão conforto e alívio à pele que fica naturalmente mais seca.
- Use roupas confortáveis: Nada de aperto e prefira sempre o algodão, que deixa a pele respirar.
- Faça exercícios: Ajuda a controlar o peso e a melhorar a circulação.
- Use sutiãs de tamanho correto: Não negligencie os seus seios. Escolhas sutiãs com sustentação e de tecidos confortáveis.
E se a após a gravidez a aparência das estrias incomodar muito, converse com seu dermatologista e informe-se sobre os tratamentos disponíveis no mercado. Alguns podem ser eficazes se iniciados logo.