Escolher o berço do seu filho é uma tarefa muito importante, pois desta escolha vai depender a segurança e conforto do seu bebê.
Fique atenta aos padrões de segurança estabelecidos pelo Inmetro:
- A distância entre as grades, tem que ter no mínimo 4,5 cm e no máximo 6,5 cm, assim não há perigo de que a cabeça, ombros ou mãos possam ficar presas;
- Se o berço tiver rodinhas, pelo menos duas devem conter travas;
- O espaço entre o estrado e a lateral do berço não deve ultrapassar 2,5 cm, e o espaço entre as ripas do estrado tem que ser de, no máximo, 6 cm, para também evitar que braços e pernas possam ficar presos;
- Se alguma das partes do berço for feita de tela, os buraquinhos têm que ter no máximo 7 mm, para não haver chance dos dedos do bebê passarem por eles.
Há modelos de berços que possibilitam que você baixe as guardas laterais e isso será muito útil para os pais, mas experimente e teste o berço na prática, para saber se o mecanismo funciona bem e com segurança.
Pergunte sobre elevação do estrado, pois isso será útil caso seu filho sofra de refluxo.
Escolha um colchão firme e indicado para uso infantil, prefira os colchões que tem um lado plastificado, para proteger o tecido de eventuais acidentes com vazamentos de fraldas, vômitos e afins.
Além disso o colchão precisa se ajustar perfeitamente ao berço, sem sobras nas laterais e cabeceira.
Há opções de berços que se transformam em minicama e esta funcionalidade pode ser interessante para quando o seu bebê crescer.