Para muitas mães, amamentar pode ser uma tarefa até mesmo fácil, mas em alguns casos isso pode ser mais trabalhoso e a palavra de ordem é persistência.
Antes de tudo, leia o que puder sobre o assunto, pois o conhecimento vai te trazer segurança. Além disto, fale com outras mães e colete experiências elas são valiosas e vão te auxiliar a tomar decisões ou até mesmo gerar dúvidas para serem discutidas com seu médico.
Nunca esqueça que o leite materno é o melhor e o mais indicado alimento para o seu filho e que nos 6 primeiros meses de vida ele é essencial, por isso é imprescindível que tanto você quanto ele, fiquem confortáveis e seguros neste processo.
A gravidez prepara nossos seios para a amamentação desde muito cedo, o crescimento dos mesmos é um indicio disso. A mama desenvolve os ductos mamários e as células de amamentação estão em franca expansão, irrigando a área com sangue para possibilitar todo este desenvolvimento.
Algumas dicas são importantes para facilitar e preparar a mamãe para este momento tão especial:
- Se possível faça uso de conchas de plástico durante a gravidez, pois elas auxiliam na formação de bicos nos seios;
- Massageie levemente os mamilos durante o banho e embaixo da água quente. Faça movimentos circulares puxando os mesmos levemente para frente, mas não exagere, pois a estimulação das mamas pode fazer com que o útero se contraia o que não é positivo caso você tenha uma gravidez de alto risco;
- Tente tomar sol nos seios, use protetor solar e evite o horário entre 11h e 16h. Isso deixará os mamilos mais resistentes.
Não se esqueça da importância do contato entre mãe e filho. Converse com seu médico e peça para que seu filho sinta o seu peito assim que ele sair da barriga.
O que não precisa ser feito:
- Não esfregue os mamilos com esponja áspera, isso só irá machucar a região trazendo riscos de infecção;
- Cascas de mamão e outros, não são recomendados.
Mas a maior recomendação é a tranquilidade, as mamães que passam segurança para seus filhotes fazem com que eles contem sempre com um aliado poderoso, o instinto.