1042453421

ESPECIAL: Diabete Gestacional | O que é?


Nesta semana o blog da A Gestante estará fazendo umá série especial sobre DIABETE GESTACIONAL.
Vamos abordar o tema, os motivos que levam ao desenvolvimento da diabete, como tratar e suas possíveis complicações.

O que é Diabete Gestacional?
A diabete gestacional é um tipo de diabete que surge durante a gravidez e que normalmente passa após o nascimento do bebê, ao contrário dos outros tipos de diabete.
Quando o seu corpo não consegue fabricar insulina suficiente para controlar os níveis de açúcar a diabete surge.
Normalmente a partir da metade da gravidez você precisa produzir mais insulina e caso seu corpo não consiga fazer esse processo, você provavelmente desenvolverá diabete.

Como saber que está com diabete gestacional:
Logo no início da gravidez o médico irá solicitar vários exames e entre eles a medição de glicemia de jejum.
Caso haja alguma alteração o médico solicitará um teste de tolerância a glicose e a partir deste exame o médico saberá se você tem tendências ou não, a ter diabete gestacional.
De qualquer forma na metade da gravidez o médico poderá solicitar que você repita os exames.

De que forma a diabete afeta sua gravidez:
O excesso de açúcar no sangue atravessa a sua placenta e chega até o bebê, fazendo com que ele cresça demais. Um bebê muito grande dificulta o parto aumentando a possibilidade de uma cesariana. Além disto, o bebê pode ter problemas respiratórios, além de apresentar maiores chances de ter icterícia, hipoglicemia e no futuro pode ter propensão a desenvolver diabete.

Se você está planejando engravidar, realize exames preventivos, pois caso você já tenha diabetes e não saiba, você precisa iniciar um tratamento antes de engravidar para controlar os níveis de açúcar. Bebês expostos a diabetes pré-gestacionais desequilibradas podem ter mais problemas de saúde.

No próximo post do blog da A Gestante vamos falar sobre as mães que correm mais risco de desenvolver a diabete gestacional e os tipos de tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>