A dor nas costas é um dos vilões da gravidez, incomoda muito e desestabiliza a gestante. Cerca de 75% das grávidas sofre com ela e a boa notícia é que ela não afeta a saúde do bebê, apesar de deixar a mamãe bem cansada.
A causa mais comun da dor nas costas são as mudanças provocadas pelos hormônios e pelo peso. Com o crescimento do útero os músculos do seu abdômen ficam mais fracos e o seu centro de gravidade muda e consequentemente sua postura é afetada, causando esforço indevido na coluna e nervos.
Mas há alguns truques para aliviar toda essa tensão.
- Banho quente, imersão e bolsa de água quente: O calor ajuda a aliviar as dores nas costas. No banho, deixe a água correr pelas costas. Se tiver acesso a uma banheira de hidromassagem, deixe os jatos de água massagearem suas costas. Use a bolsa de água quente na hora de dormir.
- Cinta de sustentação: Elas ajudam a distribuir o peso da barriga e aliviam a sobrecarga das costas.
- Exercícios: Consulte seu médico ou um fisioterapeuta para fazer exercícios para fortalecer e ao mesmo tempo relaxar os músculos.Pilates, musculação leve, alongamento e yoga são os mais recomendados.
- Massagem: A massagem ajuda a relaxar e consequentemente aliviar a dor. Vá a um quiropraxista ou um fisioterapeuta que tenha experiência com gestantes. Às vezes, até seu companheiro pode ajudar, massageando levemente a região lombar das suas costas.
Tem como prevenir a dor nas costas?
- Se possível, faça exercícios regulares antes de engravidar, fique em forma e deixe seu corpo preparado para receber toda a sobrecarga de peso que ele certamente receberá.
- Tenha uma boa postura, se policie para andar sempre reta e sentar-se de forma adequada.
- Nunca fique muito tempo sentada, caminhe sempre que possível, estique-se e alongue-se.
- Evite salto alto.
Fique atenta com as dores nas costas após a 37ª semana, pois elas são um indício de contração. Se ficarem muito fortes, procure um médico.
Que isso… Ent