O câncer de mama faz cerca de 8 milhões de vítimas por ano ao redor do mundo e os números não param de crescer. Só no Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima que 50 mil novos casos apareçam por ano. E a gravidade da situação não para por aí, a doença está em ascendência entre as mulheres mais jovens.
O câncer de mama é hereditário?
Apenas 10% dos casos são oriundos de mutações genéticas hereditárias como o BRCA1 e BRCA2.
Homem tem câncer de mama?
É raro, mas sim, apesar de representar apenas 1% dos casos.
Como é diagnosticado?
A mamografia é indicada para todas as mulheres a partir dos 40 anos, no caso de alguma suspeita o médico normalmente solicita uma biopsia.
Para mulheres com menos de 40 anos é recomendado que o exame de toque seja realizado pelo menos 1 vez por ano com o ginecologista (quando você for realizar o exame pré-câncer – contra o câncer de colo de útero – o médico fará o exame de toque) e sempre que possível repita você mesma, em casa.
Todo nódulo vira câncer?
Cerca de 90% dos nódulos apresentados em mulheres entre 20 e 50 anos são benignos.
Para diagnosticar a doença o mais cedo possível e elevar as chances de cura é muito importante que você realize o auto-exame regularmente.
OUTUBRO ROSA
Para quem ainda não sabe, o movimento do OUTUBRO ROSA foi criado nos anos 90, em Nova York, ganhando rapidamente o cenário mundial. A partir daí, vários países começaram a fazer campanhas específicas de conscientização e o mês de outubro se tornou um símbolo de luta pela prevenção e conscientização.