Até quando a gestante pode dirigir?

gravida-direcao-a-gestante-blog

No Código Brasileiro de Trânsito não há uma determinação e nem uma recomendação sobre o assunto, mas é notório que o bom senso deve ser usado para embasar esta questão. Ouvir o seu corpo e respeitar os limites que ele impõe é essencial para garantir a sua segurança e a do bebê.

Em uma pesquisa realizada pelo Canadian Medical Association Journal, foi observado que grávidas têm 42% mais chance de envolvimento em acidentes graves de trânsito e o risco é maior após o quarto mês de gestação. A explicação é que as grávidas acabam ficando mais distraídas, tem náuseas e cansaço acentuado.

A realidade é que a gestante pode dirigir enquanto se sentir segura e confortável para desempenhar o papel de motorista.

Uma cartilha elaborada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) orienta que o cinto de três pontos é o recomendado para as grávidas. É necessário deixar uma distância mínima de 15 centímetros entre o volante e a barriga. Jejum, calor ou frio excessivos devem ser evitados. É importante também cuidar das medicações ingeridas.

O cinto deve passar sobre o ombro, cruzar o peito e se posicionar entre os seios. A parte de baixo do cinto nunca deve ficar sobre a barriga, mas abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>