A páscoa chegou e com ela a dúvida: Mamães que estão amamentando podem comer chocolate sem culpa?
Podem sim. Claro que, sem exageros e observando o comportamento do bebê.
A recomendação, segundo especialistas, é que você não ingira mais que 400gr por dia. Pois após essa quantidade pode haver problemas de irritabilidade, agitação e cólicas no bebê.
E não fique pensando que 400gr é pouco não! Essa quantidade equivale a 2 barras grandes.
Vamos apenas lembrar que os comportamentos mudam de criança para criança, por isso o mais importante é fazer testes de consumo. Comece com um pedacinho e vá observando as reações do bebê a cada mamada. Vá aumentando aos poucos até chega na quantidade que você considera ideal para seu consumo. Se o bebê não apresentar nenhum tipo de “efeito colateral”, pode comer sem preocupações.
Mas tem uma dica que pode parecer bobagem, mas funciona: Nunca coma chocolate de estomago vazio. Procure fazer uso da guloseima após as refeições, como sobremesa e se possível e for do seu gosto, opte pelos chocolates amargos ou meio amargos.
Essa quantidade poder ser tb para quem estar gestante?
Olá, Cristiany. Bom dia!
Pode comer sim! Alguns especialistas dizem que a quantidade de cafeína presente no chocolate é pequena e, mesmo assim, não há nada que comprove que o consumo moderado de alimentos que contenham cafeína possa ser prejudicial às gestantes ou aos bebês. Além disso, existem estudos mostrando que mulheres que comeram chocolate durante a gravidez acabaram tendo bebês mais tranquilos. Outras pesquisas indicas ainda que o chocolate, especialmente o meio-amargo, pode ajudar a prevenir complicações da gravidez como a pré-eclâmpsia (caracterizada pelo aumento excessivo da pressão e a presença de proteína na urina).
É importante frisar que a moderação deve ser sempre a norma, já que chocolate demais pode dar enjoo e azia às futuras mamães.