Impossível não sentir dúvida sobre o que usar e principalmente sobre o que não usar na gravidez. Vem ver 5 dúvidas de beleza que toda grávida tem.
1: Pode fazer depilação com cera?
Sim. A única recomendação médica, porém, é que o método seja evitado no período final da gravidez, a partir da 34a semana. Retirar os pelos aumenta o risco de infecção na cicatriz de quem irá fazer cesárea.
2: A drenagem linfática é faz mesmo bem?
Essa técnica de massagem que direciona o excesso dos líquidos do corpo para os gânglios linfáticos é bem recomendada para gestantes, pois melhorar a retenção de líquido que é típica da gravidez.
Mas a drenagem não está liberada para qualquer grávida. Gestantes com hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda ou qualquer doença relacionada ao sistema linfático não devem receber a massagem.
3: Alguma maquiagem ou componente delas pode causar algum mal?
Fique atenta se o pó ou a base não possui em sua composição algum clareador ou antioxidante – nesse caso, o melhor é não usar ou consultar o médico, sendo uma boa opção utilizar as maquiagens minerais, que são mais naturais e causam menos alergia
4: Pode fazer escova progressiva?
Esse procedimento não é recomendado durante a gravidez, pois existem estudos que sugerem maior risco de leucemia e neuroblastoma pelo uso de tinturas e alisantes. Isto sem falar na probabilidade de intoxicação pela presença de substâncias como o formol.
5: Todo tipo de hidratante é liberado?
Cremes e loções hidratantes podem ser usados sem restrição, a menos que contenham retinol ou substâncias como cânfora, ureia e chumbo. É que a cânfora está associada a uma maior probabilidade de malformações e aborto; já a ureia ameaça o desenvolvimento do feto caso atravesse a placenta; e o chumbo, mesmo em baixas concentrações, oferece um grande risco para a mãe e para o bebê ao elevar a pressão arterial e causar intoxicações na grávida.