Na última semana, uma blogueira causou polêmica ao afirmar que ensinou seu bebê a utilizar a privada.
É bom lembrar que cada família tem sua maneira de ver esta questão sendo que alguns pais são adeptos das fraldas descartáveis, outros se renderam as fraldas de pano e alguns optam por não utilizar nenhuma fralda.
O método utilizado pela blogueira Manuela Tasca é chamado de Elimination Communication e é adotado em sua maioria por pais que enxergam vantagens ambientais e econômicas ao ensinar a criança a utilizar o vaso desde os primeiros meses de vida.
O método consiste basicamente em prestar atenção aos sinais que criança emite quando quer fazer suas necessidades e colocá-la na privada até que ela consiga eliminar essa necessidade.
Especialistas alertam que o método pode prejudicar o desenvolvimento fisiológico da criança:
É de comum acordo na comunidade médica que o momento de abandonar as fraldas muda de criança para criança, mas que normalmente começa a ser manifestado em torno dos 18 meses de vida. Antes disso a criança não está preparada fisiologicamente. Além disto, a retirada da fralda nos primeiros meses do bebê pode causar stress, se não for bem conduzida.
A dica é: Não embarque em nenhum método sem antes estar preparada para encará-lo. Paciência e dedicação são necessárias em qualquer método que você for adotar, então estude, fale com o pediatra do seu filho e entenda os prós e contras antes de tomar uma decisão.
oi gente. Obrigada pelo interesse no assunto. Vim aqui para divulgar os aspectos médicos do método. Sou médica além de praticante, por isso trago artigos publicados na literatura para elucidar melhor. E quero lembrar também que desfralde precoce não é EC. São praticas distintas.
http://yellowbabyblog.com/de-medico-e-louco-todo-mundo-tem-um-pouco/