Doula é uma profissional que tem como principal objetivo dar suporte físico e emocional à gestante em trabalho de parto. Doula não é parteira, enfermeira, não substitui a presença do pai e não substitui a equipe médica.
A Doula ajuda a mulher na hora do parto, para que esta possa encontrar conforto e segurança. Auxilia a gestante nas posições que são mais favoráveis para aliviar a dor e incentiva o pai a participar de forma ativa na hora do nascimento do bebê.
Normalmente a Doula inicia seus trabalhos antes do parto, com encontros informais que preparam os futuros papais e mamães para receber o bebê e para a hora do parto.
Nem todas as maternidade reconhecem o trabalho dessas profissionais e por isso há muitas maternidades que não permitem a entrada das Doulas nas salas de parto, por isso se você pretende ter uma Doula com você na hora do parto certifique-se de que a maternidade escolhida aceita este tipo de intervenção.
A Organização Mundial da Saúde reconhece o trabalho das Doulas e incentiva a atuação das profissionais. Alguns estudos da OMS mostram que a presença das Doulas ajuda a diminuir em 50% os índices de cesáreas, 25% a duração do trabalho de parto, 60% os pedidos de analgesia peridural, 30% o uso de analgesia peridural, 40% o uso de ocitocina e 40% o uso de fórceps.