25.06_Teste-Linguinha_Adoleta-Bebe1

Você sabe o que é o teste da linguinha e sua importância?

No mês de junho de 2014 a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei 13.002 que obriga as maternidades e os hospitais a realizarem o “teste da linguinha” nos recém-nascidos, antes de eles irem para casa.
O exame detecta se há uma alteração no frênulo – membrana que liga a língua ao assoalho da boca, popularmente conhecida como “freio”. Se o bebê tiver o problema, pode apresentar dificuldades de sucção e deglutição, que atrapalham a amamentação. Outra consequência é a língua presa: a criança poderá ter dificuldade na fala e na mastigação.
A Lei é uma forma de triagem para detectar os casos que merecem atenção. Nem todos os casos precisam de cirurgia de correção – tudo depende do grau de comprometimento. Mas, caso a operação seja necessária, o Sistema Único de Saúde paga o procedimento para corrigir o problema para pessoas de todas as idades. O ideal, no entanto, é que ocorra o mais cedo possível. Nos recém-nascidos, o procedimento é simples, Quando a criança é mais velha, a operação é mais dolorida e há cuidados pós-operatórios.
Por isso, pergunte na maternidade se o teste foi realizado, antes de levar o seu bebê para casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>