gravidaviagem1

Viajar de avião quando grávida. Pode?

Muitas mamães têm dúvidas sobre as viagens de avião durante a gravidez.

A verdade é que normalmente não há restrições durante o primeiro e o segundo trimestre de gravidez (até 27 semanas), desde que você não tenha histórico de abortos espontâneos ou não apresente nenhum fator de risco.

A partir de 28 semanas até a 36 semanas ainda é possível viajar, mas uma boa parte das companhias aéreas solicita um atestado do médico aprovando e validando o embarque.

Você pode ter ouvido muita especulação sobre a exposição à radiação natural e sobre o risco de aborto espontâneo, mas os médicos afirmam que apenas as mulheres que viajam com muita freqüência podem ter problemas, mas este risco é praticamente inexistente para mulheres que viajam a passeio.

Aqui vão algumas dicas para fazer da sua viagem de avião um processo mais tranqüilo:

  • Cheque antes a política da empresa em que pretende voar e, se for preciso, peça um atestado para seu médico. 
  • Leve em conta com quantas semanas estará na hora de voltar para casa. Não esqueça que gestantes não devem voar em aviões pequenos demais, que não tenham cabines pressurizadas. 
  • Viagens de avião durante a gravidez aumentam o risco de trombose e de se desenvolver e varizes. Converse com seu médico sobre o uso de meias elásticas com algum nível de compressão para ajudar na circulação e aliviar o inchaço das veias durante o voo.
  • Tome bastante água ao longo de todo o voo, levantar-se para caminhar um pouco pela cabine a cada hora e meia e troque a posição das pernas com frequência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>