As fases do trabalho de parto

capa-post

 

Cada mulher é única e cada parto também!

Não há como prever exatamente como ele vai acontecer, tampouco quanto tempo vai durar. Mesmo assim, conhecer as diferentes etapas desse momento é importante.

Neste post, contamos para você de maneira breve quais são as quatro fases do trabalho de parto: latente, ativa, expulsiva e dequitação.

PRIMEIRA FASE: Latente

É quando começa a dilatação e surgem as contrações, que podem começar dias ou horas antes da chegada do bebê.

O corpo começa a se preparar para o nascimento. A intensidade da contração e a rapidez da dilatação variam de uma mulher para outra, mas, de maneira geral, quando esta fase começa ainda faltam algumas horas para o parto.

 

SEGUNDA FASE: Ativa

Começa quando o colo do útero chega a seis centímetros de dilatação.

Nesta fase as contrações são mais intensas e é quando é feita a internação na maternidade. A duração da fase ativa varia bastante de mulher para mulher – períodos de 2 horas ou de 12 horas são igualmente normais, por exemplo. As contrações ficam cada vez mais próximas, mais longas e mais doídas.

No final desta fase, o trabalho de parto fica bem intenso. 

 Imagens_Blog_-_Setembro

 

TERCEIRA FASE: Expulsiva

É nesta fase que o bebê nasce!

Quando a dilatação chega a 10 centímetros, começa o período expulsivo. No início dessa etapa, o bebê começa a descer rumo à vagina pelo canal de parto.

Quando é possível sentir a pressão da cabeça do bebê na parte inferior da pelve, com cada contração vem o puxo – a necessidade de fazer força. Quando a mãe dá a luz ao bebê, esta fase do trabalho de parto termina.

 

QUARTA FASE: Dequitação da Placenta

É a fase em que o corpo da mãe se prepara para expulsar a placenta e a bolsa vazia de líquido amniótico.

As contrações, aqui, são mais fracas, mas auxiliam a placenta a se soltar do útero. A placenta descola da parede uterina e desce pela vagina. 

 

Nossa proposta com este post é que você conheça cada etapa, mas lembre-se que é fundamental consultar seu médico e fazer o seu plano de parto!

Ah, e conte com A Gestante para organizar sua mala da maternidade. Na nossa loja online você encontra vários artigos que vão ser muito úteis no seu pós-parto!

Acesse aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>