Está aí uma dúvida de toda gestante, mas que quase nunca alguém explica ou dá dicas. Por isso é importante começar pelo óbvio, use sempre cinto de segurança, sempre.
Os seus ossos, músculos e órgãos são uma barreira para proteger o bebê, mas usar o cinto de segurança é mais uma forma de proteger o bebê e principalmente você, de possíveis danos.
Utilize sempre o cinto de três pontos e certifique-se de encaixar a parte de baixo do cinto abaixo da sua barriga, nunca deixe por cima, sempre abaixo, encaixado na região pélvica.
O cinto de três pontos é projetado para segurar seu corpo nas partes em que ele é mais resistente. Isso explica por que ele tem de passar em cima dos ossos do quadril e do esterno. Na maioria dos carros o banco traseiro posuui cintos de três pontos apenas nas laterais, portanto prefira se sentar nestas posições, em vez de no meio.
O cinto deve cruzar sua barriga e se posicionar entre os seios. Se incomodar no pescoço, tente mudar a posição do assento para que se encaixe melhor. Nunca use o cinto de baixo por cima da barriga, porque no caso de um acidente, o impacto de uma desaceleração repentina pode afetar a placenta e até causar um descolamento.
Tenha sempre em mente que a sua segurança é a segurança do bebê, por isso use sempre o cinto e garanta o seu bem estar e do seu filho.
Veja abaixo um esquema do que é e o que não é correto: