28

Um parto como você sempre sonhou.

     Parto humanizado. Se você está grávida provavelmente já ouviu essa expressão. Normalmente confundido com um “tipo de parto”, a humanização deste processo é um modo de proceder e não um produto que é entregue pronto. Nele, a gestante tem seu desejo totalmente respeitado. “A paciente pare da forma que idealizou, escolhe a posição, quem acompanha, como será o ambiente. Geralmente, a grávida escolhe o parto natural, aquele sem intervenção, faz plano de parto e a equipe médica segue o planejamento do casal”, explica a ginecologista e obstetra Dra. Caren Cupertino. Todo este processo oferece mais conforto e torna o momento de trazer uma nova vida ao mundo ainda mais mágico para a família. “No parto humanizado, a mulher é a protagonista do parto e ganha um vínculo mais estreito com filho, fazendo com que o casal tenha uma vivência única.” Quer entender melhor? Confira a entrevista completa com a especialista:
Quais os procedimentos envolvidos em um parto humanizado?
Quando a paciente decide pelo parto humanizado, é necessário escolher uma equipe humanizada, que permita que a paciente seja protagonista do próprio parto. A equipe auxilia e proporciona que essa experiência seja a mais segura possível. No parto humanizado, a paciente tem liberdade de movimentação e pode se alimentar sem restrições. O ambiente do parto deve ser o mais agradável possível, em que a paciente escolhe a intensidade da iluminação (cromoterapia, uso de velas ou incensos), a sonorização (silêncio total ou música escolhida pelo casal), posição do nascimento (cócoras, na água, de quatro ou banqueta). Realmente é um momento único para todos e o bebê é recebido no aconchego dos pais. O pai pode cortar o cordão, o bebê mama ao nascer e só é feito qualquer cuidado com a criança após ela ter contato de pele com os pais.
Como a mulher se prepara para o parto humanizado?
A preparação se inicia no pré-natal, com orientações para o casal sobre os benefícios do parto natural, das possibilidades que a gestante tem durante o trabalho de parto, além de fazer exercícios físicos, do períneo e das mamas. Neste processo, nunca é esquecido o cuidado com a saúde da mãe e do bebê. O mais importante é a paciente desejar e acreditar na sua capacidade de parir e escolher uma boa equipe.
Todo parto normal é humanizado?
Nem todo parto normal é humanizado. Muitas vezes, a paciente não tem o desejo respeitado e o parto pode ser realizado com intervenções. Existem diferenças do parto normal vaginal, no qual são feitas intervenções, como episiotomia, rompimento de bolsa, indução com ocitocina, clampeamento precoce do cordão, para o parto humanizado natural (sem qualquer intervenção, como analgesia) e o parto humanizado normal (parto normal, porém apenas se necessário são usadas analgesia e indução com ocitocina).
Como se dá o controle da dor no parto humanizado?
A dor é presente no trabalho de parto, mas durante o pré-natal é trabalhada a importância e a função da contração. Existem técnicas de hipnose, acupuntura, massagens e aromaterapia que amenizam a dor. É sugerida a possibilidade do parto na água e em alguns casos pode ser necessária a analgesia.
Que profissionais estão envolvidos no parto humanizado?
A equipe do parto humanizado é composta pelo obstetra humanizado e uma doula e, no caso de parto domiciliar, acrescenta-se uma enfermeira obstétrica. O pediatra costuma fazer parte do corpo clínico do hospital, não sendo escolha da paciente. Alguns hospitais possuem pediatras humanizados.
Uma cesárea pode ser humanizada? Como?
A cesárea é um recurso muito bem-vindo em algumas exceções que salvam a vida do bebê e da mãe. É possível, sim, humanizar esse procedimento cirúrgico, só o fazendo em extrema necessidade, permitindo que a mãe veja o nascimento do bebê, abaixando o campo cirúrgico, que o pai pode cortar o cordão umbilical e que a mãe tenha contato imediato com o filho.
O parto natural realizado em casa é um assunto polêmico e divide as opiniões das gestantes e médicos. Como avalia esta questão?
O parto domiciliar é uma opção válida para uma gestação de baixo risco. Ele fornece a oportunidade da vivência de toda a família, o controle dos procedimentos com o recém-nascido e um ambiente mais aconchegante para a chegada do bebê. Apesar de ser questionado, é seguro, pois existe todo um preparo e uma boa infraestrutura para sua realização.

Um comentário em “Um parto como você sempre sonhou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>