barriga-gravida1

Por que os médicos medem a barriga?

A partir da 20ª semana de gestação o seu médico irá medir a sua barriga em todas as consultas, pode ficar tranqüila, pois isso é um procedimento de rotina e muito importante.

A medida vai da parte superior do osso púbico até o topo do útero, que não é visto a olho nu, mas que o médico encontra com facilidade ao tocar sua barriga.

Os médicos chamam essa medição de Altura Uterina e ela serve para que eles tenham uma idéia do tamanho, posição e crescimento do bebê.

Normalmente a altura que o médico espera encontrar é quase a mesma que o número de semanas da sua gestação, tendo uma margem de erro de dois centímetros, ou seja, se você estiver com 20 semanas sua medida deve ser entre18 a 22 centímetros.

Se a medição ultrapassar ou ficar abaixo desta média o médico provavelmente irá investigar as causas e pedirá um ultrasson.

Porém, existem algumas explicações para que isso ocorra:

  • Excesso de líquido amniótico
  • Gravidez de gêmeos ou mais
  • Bebê está posicionado acima da pelve
  • Diabete gestacional (os bebês ficam muito maiores)
  • Previsão errada para data do parto

Mas fique calma, você pode apenas ter bebês pequenos ou o contrário. Como isso costuma ser hereditário pergunte aos avós do bebê com qual tamanho você e o pai do bebê nasceram, isso já irá explicar algumas tendências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>