24-031

O inchaço durante a gravidez

O inchaço durante a gravidez é uma das maiores reclamações e incômodos das gestantes.
Há variadas causas para essa retenção de líquido, que os médicos chamam de Edema. Isso é devido ao sangue extra que circula pelo corpo da gestante. O útero pressiona as veias pélvicas, o que desacelera a circulação e faz com que o sangue se acumule. Já algumas mulheres, possuem retenção natural de líquido, que se acentua com a gestação.
Algumas providências podem ser tomadas para aliviar as sensações desagradáveis e melhorar o aspecto.
 
1 – Cuide da sua alimentação: Não exagere no sal, controle os alimentos com muito sódio, principalmente os embutidos como lingüiça, salame, salsicha e fast food.
 
2 – Faça exercícios: Converse com seu médico sobre os que tipos de exercícios que você pode fazer, pois eles ajudam a melhorar o inchaço. Prefira atividades feitas na água, como hidroginástica.
 
3 – Use meias elásticas: Fale com seu médico antes de sair comprando qualquer meia. Ele vai orientar quanto a compressão ideal além de explicar a forma certa de utilização.
 
4 – Pernas para cima: Coloque suas pernas para cima por pelo menos 15 minutos, 3 vezes ao dia. Sentada ou deitada o importante é que os pés fiquem levemente acima da linha do quadril.
 
5 – Beba muita água: Quanto mais água você bebe, menos o corpo retém.
 
6 – Drenagem linfática: A massagem é uma super aliada da grávida, mas deve ser feita por um especialista e os movimentos devem se concentrar nos braços, pernas, costas e glúteos. Também é importante que as sessões sejam feitas somente após o terceiro mês de gestação.
Porém, fique atenta, inchaços graves e repentinos podem ser sinal de algo mais sério, por isso converse com seu médico, ele vai lhe explicar quando e se você precisa se preocupar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>