o-que-eu-ganho-ao-deixar-de-fumar1

Métodos para PARAR DE FUMAR durante a gravidez

Chegou a hora! Se você não conseguiu vencer esta barreira antes, este é o momento ideal para se livrar do vício.

Além do fato comprovado de que o cigarro pode prejudicar o bebê e seu desenvolvimento, muitas mamães ficam muito enjoadas e acabam tendo ânsias só de sentir o cheiro do cigarro.

As mamães que mantém o vício nos primeiros meses da gravidez correm o risco de sofrer aborto natural, sangramentos, descolamento de placenta e parto prematuro, além de problemas de saúde congênitos para o bebê.

Entendemos como é difícil parar, mas pense no seu bebê e em tudo de ruim que o cigarro poderá fazer com ele.

Vale lembrar que o ideal é que você pare antes de engravidar, pois durante a gravidez o uso de adesivos e remédios para auxiliar no processo são bem mais restritos, pois eles também podem fazer mal ao bebê.

Vamos a alguns métodos que podem te ajudar durante a gestação.

Parar de uma vez
Não há comprovação que o stress gerado por essa parada súbita provoque algum mal ao bebê, mas será complicado. Você se sentirá mal por algumas semanas, mas a sensação ruim vai indo embora, aos poucos.
As estatísticas mostram que apenas uma em cada 20 pessoas conseguem largar o cigarro parando de vez com o consumo, você terá que ter muita força de vontade e perseverança.

Reposição de Nicotina
A reposição de nicotina pode ser feita de várias formas, porém não se sabe ao certo quais complicações ela pode trazer para o bebê, mas podem abranger baixo peso ao nascer e partos prematuros.
Normalmente os médicos preferem chicletes e pastilhas, por terem uma quantidade menor da substância do que os adeivos, mas tudo isso deve ser discutido com seu médico, que irá decidir qual o melhor método para você.

Aconselhamento
Grupos de apoio são comuns e não possuem contra indicação. Além disso eles ajudam a elevar em cerca de 10% as chances de parar de fumar.
É uma ótima alternativa para quem tem receio de parar sozinho, mas não quer usar medicamentos.

De qualquer forma, procure seu médico. Se a gravidez for planejada aproveite para planejar e largar de vez o vício, pelo seu bem e do seu filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>