740f11e3cd1cb5038b713ebe4d95ab7d1

Estabelecer uma rotina para o bebê, funciona?

Tranquilidade, esta é a palavra que pode te convencer a adotar uma rotina para o seu bebê.

Muitas vezes nós mesmo não somos acostumados a seguir o mesmo padrão todos dias, mas é bom lembrar que depois que temos um bebê em casa, muita coisa muda.
Não precisamos de uma rigidez militar e nem cumprir horários como se fossemos um trem britânico, mas adotar certos cuidados e horários vai facilitar, e muito, a sua vida e a do seu rebento.
Vamos levar em consideração que as necessidades de um recém nascido, na teoria, não são complexas. Ele precisa se alimentar, dormir e ter a higiene em dia além de uma grande dose de carinho e estímulo. Sabendo disso, você pode planejar o dia dele, caso você não consiga estabelecer horários, você pode tentar fazer um sistema baseado em períodos de horas.
E assim você vai estabelecendo uma rotina fácil de ser administrada, desde que o pequeno acorda, até a hora de ir dormir.

Mas qual o motivo disto tudo? Os pediatras alertam que os bebês ficam mais calmos e se sentem mais seguros quando eles sabem o que vai acontecer. Além disto, pense que em algum momento você precisará deixar o seu bebê com a babá, avós ou até mesmo com o papai e que esta transição pode ser bem mais tranqüila caso o bebê já tenha uma rotina estabelecida, pois ele saberá que, apesar de você estar ausente, a vida dele continua segura e nos mesmos moldes.
Quer um exemplo? Hora do banho. Dar o banho sempre nos mesmos horários é uma forma de impor uma rotina saudável. Caso você escolha dar o banho antes da hora de dormir o bebê saberá e identificará mais fácil que está na hora de ir para o berço descansar.

Mas quando começar a pensar na rotina? Alguns pediatras dizem que os papais podem começar as experiências na primeira semana de vida, já outros especialistas sugerem que você acompanhe as rotinas estabelecidas de sono, que começam a se formar com cerca de 2 meses de vida, mas isso vai depender de como é a dinâmica da sua casa, a personalidade dos pais e a do bebê, pois sim, eles tem vontades. Além disto é importante que você entenda as necessidades do seu filho, muitas crianças já apresentam suas próprias rotinas pessoais desde muito cedo e os pais precisam ficar atentos a isso e de preferência mixar os horários do bebê, transformando em uma realidade compatível com a dos pais.

Mas não esqueça que não há rotina no mundo, melhor do que o carinho e a atenção. Preste atenção no seu filho, tente entender como ele funciona e tudo ficará bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>