b1

Como preparar os seios para a amamentação?

Para muitas mães, amamentar pode ser uma tarefa até mesmo fácil, mas em alguns casos isso pode ser mais trabalhoso e a palavra de ordem é persistência.

Antes de tudo, leia o que puder sobre o assunto, pois o conhecimento vai te trazer segurança. Além disto, fale com outras mães e colete experiências elas são valiosas e vão te auxiliar a tomar decisões ou até mesmo gerar dúvidas para serem discutidas com seu médico.

Nunca esqueça que o leite materno é o melhor e o mais indicado alimento para o seu filho e que nos 6 primeiros meses de vida ele é essencial, por isso é imprescindível que tanto você quanto ele, fiquem confortáveis e seguros neste processo.

A gravidez prepara nossos seios para a amamentação desde muito cedo, o crescimento dos mesmos é um indicio disso. A mama desenvolve os ductos mamários e as células de amamentação estão em franca expansão, irrigando a área com sangue para possibilitar todo este desenvolvimento.

Algumas dicas são importantes para facilitar e preparar a mamãe para este momento tão especial:

  •  Se possível faça uso de conchas de plástico durante a gravidez, pois elas auxiliam na formação de bicos nos seios;
  • Massageie levemente os mamilos durante o banho e embaixo da água quente. Faça movimentos circulares puxando os mesmos levemente para frente, mas não exagere, pois a estimulação das mamas pode fazer com que o útero se contraia o que não é positivo caso você tenha uma gravidez de alto risco;
  • Tente tomar sol nos seios, use protetor solar e evite o horário entre 11h e 16h. Isso deixará os mamilos mais resistentes.

Não se esqueça da importância do contato entre mãe e filho. Converse com seu médico e peça para que seu filho sinta o seu peito assim que ele sair da barriga.

O que não precisa ser feito:

  • Não esfregue os mamilos com esponja áspera, isso só irá machucar a região trazendo riscos de infecção;
  • Cascas de mamão e outros, não são recomendados.

Mas a maior recomendação é a tranquilidade, as mamães que passam segurança para seus filhotes fazem com que eles contem sempre com um aliado poderoso, o instinto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>