gravida21

Como dormir melhor na gravidez

É comum que grávidas relatem que sentem muito sono nos dois primeiros trimestres e uma dificuldade tremenda de dormir no terceiro. Isso é esperado.
Nos dois primeiros trimestres os hormônios que começaram a circular pelo seu corpo ajudam a fazer você sentir aquele sono em qualquer hora e em qualquer lugar, porém os enjôos são mais freqüentes, principalmente na parte da manhã, mas algumas mulheres relatam ter os mesmos incômodos à noite também.
A chegada do terceiro trimestre vem com o desconforto causado pelo avanço da gravidez. Falta de posição para dormir e azia constante, as pernas começam a doer devido ao cansaço e em alguns casos pelo inchaço.

Mas existem alguns hábitos que podem ser inseridos em sua rotina para melhorar essa hora tão sagrada e revigorante.

  1. Não fume e não ingira bebidas alcoólicas, além de serem muito prejudiciais para você e para o bebê, podem provocar distúrbios no sono. Além disto, evite o consumo exagerado de cafeína, presente no café, alguns chás e refrigerantes.
  2. Não faça exercícios por pelo menos 4 horas antes de dormir. Eles são maravilhosos, mas aceleram demais o seu corpo.
  3. Tente criar um clima relaxante para a hora de dormir, tome um banho, faça algo calmo e sereno, prepare-se para repousar.
  4. Faça um lanche bem leve antes de ir dormir, um bolachinha de água e sal ou uma gelatina são bem vindas para te ajudar a evitar enjôos.
  5. Porém, evite comidas pesadas por pelo menos 3 horas antes de dormir, mais ainda se forem apimentadas e fortes demais. Elas certamente causarão enjôo, azia e gases.
  6. Você deve beber muita água durante a gravidez, mas diminua o ritmo quando o sol se puser. Isso evitará que você precise levantar várias vezes durante a noite para ir ao banheiro.
  7. Reserve ao menos três travesseiros de tamanhos diferentes só para você. Eles vão garantir o seu conforto. Use um na cabeça, um entre as pernas e outro para apoiar a barriga.
  8. Não durma virada para o lado direito, pois isso faz com que o peso do seu corpo comprima sua veia cava inferior, que leva o sangue para o coração. Isso diminuiria a quantidade de sangue oxigenado que volta do coração para os órgãos da mãe e, em consequência, para o bebê. Por isso durma sempre para o lado esquerdo e no último trimestre evite dormir de barriga para cima.
  9. Antes de dormir, coloque os pés para cima, deite na cama e coloque um travesseiro embaixo dos pés, esse ato ajudará a aliviar o desconforto provocado pelo inchaço e cansaço das pernas.
Aproveite a noite de sono e descanse, não pense muito na hora de dormir, apenas relaxe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>