gravida-celsochittolina1

Como cuidar da cicatriz da cesárea

Hoje em dia a cicatriz da cesárea é quase imperceptível, se bem cuidada.
A grande maioria das cesarianas atuais é feita com um corte na região do baixo ventre, com a cicatriz se estendendo horizontalmente bem na marca do biquíni, ou um pouco abaixo. Logo depois do parto, ela vai ter uma aparência bem avermelhada, mas, com o passar das semanas e dos meses, vai gradualmente clareando.

Como cuidar da cicatriz depois que voltar pra casa e até quando precisa de curativo?
Hoje são utilizados fios de sutura que não precisam ser retirados, pois são absorvidos pelo corpo. O curativo protege e cobre os pontos e deve ser lavado normalmente. Depois de aproximadamente três dias o curativo cairá, e a cicatriz poderá permanecer sem proteção pois isso favorece a cicatrização.
Existem produtos que podem ser usados para evitar quelóides?
Há pessoas que têm tendência à queloide. Nesses casos, é indicada a utilização de uma fita de silicone, que ajuda a hidratar a cicatriz, e também de cremes a base de corticóides, pois inibem a produção de colágeno na região. Mas ambos devem ser recomendados pelo seu médico.
Tomar sol nesse período de cicatrização, pode?
É melhor evitar o sol, pois a cicatriz poderá ficar de uma cor diferente ou com aspecto pior.
E se depilar, pode?
Quando não há complicações na cicatrização e na ferida operatória, o ideal é esperar de 40 a 60 dias para depilar a região com cera. Se for com lâmina, sendo cuidadosa, pode ser feito um pouco antes, mas o ideal é esperar pelo menos 30 dias.
Procure o médico se você observar:
  • Vermelhidão ou sensação de “quentura” no corte
  • Líquido vazando do corte
  • Febre (mesmo que o corte pareça estar cicatrizando bem)
Aproximadamente um ano ou dois após a cesárea, a cicatriz deve ter um aspecto mais parecido com a cor da pele ou até um pouco mais clara, ela praticamente vai sumir

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>