12

Como contar a gravidez em semanas

Você sempre ouviu que a gravidez é dividida em 9 meses, certo? Então por qual motivo o seu médico não para de falar em semanas e todo o site que você entra para ter informações sobre gravidez, também só fala em semanas?
Pois esta é a forma que a medicina enxerga a gravidez, em semanas. O sistema de meses foi criado apenas para facilitar a compreensão popular.

Agora a próxima dúvida que é muito ligada a este assunto. Mas 40 semanas a partir de quando?
Quando você for ao médico pela primeira vez, logo no início da gravidez, ele fará uma pergunta básica: Quando começou a sua última menstruação?
Será a partir deste dia que o médico irá contar as tais 40 semanas. Obviamente você não engravidou no primeiro dia da sua menstruação, mas como a ovulação acontece uns 15 dias após este primeiro dia, na prática, sua gravidez dura ao todo cerca de 38 semanas, partindo do dia em que o bebê foi gerado.
Caso você não saiba o dia em que sua última menstruação começou e nem o dia em que o bebê foi “feito” você pode confiar no seu ultrassom, mas atenção, o exame é mais confiável para delimitar em que semana está a sua gravidez se for feito entre a oitava e a décima terceira semana, pois após isso as diferenças genéticas de cada bebê fazem com que eles tenham ritmos diferentes de crescimento.
Para ajudar, nós providenciamos para você uma tabela bem prática, que pode até mesmo ser impressa e levada na bolsa, assim é mais tranqüilo quando alguém te perguntar, pois a resposta será rápida e rasteira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>