alimentacao-natural-gravidez1

Adoçantes durante a gravidez. PODE?

Ao contrário do que ouvimos por aí, muitas pesquisas estão sendo feitas sobre este assunto e mais específicamente sobre o consumo de adoçante durante o período da gestação.

Estas pesquisas mostram que  a maioria dos adoçantes são seguros para o consumo durante a gestação, porém em quantidade moderadas.

O único adoçante que não recomendado é a sacarina, pois está relacionada com câncer e segundo algumas pesquisas, ela leva mais tempo para ser eliminada pelo corpo do bebê, por isso, evite.

Os adoçantes mais comuns são:

  • Sorbitol
  • Ciclamato
  • Sucralose
  • Estévia
  • Xilitol

Destes o único que causa algum efeito colateral mais incomodo é o sorbitol, que está relacionado aos gases, e como sabemos que grávidas já produzem mais gases que o normal, talvez seja bom repensar o consumo deste adoçante em particular, para evitar um desconforto maior.

Mas mamães, fiquem ligadas, pois consumir adoçantes ou produtos diet ou light podem trazer outros riscos, sendo o principal deles a falta de consumo de alimentos com vitaminas necessárias para a evolução adequada da gravidez e do bebê.

Troque o máximo possível os refrigerantes e guloseimas por água, sucos, frutas e alimentos naturais e que de alguma forma possam suprir a sua necessidade de ingerir doces.

Como sempre a preferência é por aliemtnos saudáveis e exercícios físicos com moderação. Não faça dieta durante a gravidez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>