32

6º MÊS DE GESTAÇÃO

6º MÊS DE GESTAÇÃO

SEU BEBÊ ESTÁ CRESCENDO:

Ele está desenvolvendo os quatro sentidos:
Neste mês, seu bebê começa a desenvolver quatro, dos cinco sentidos: audição, olfato, tato e paladar. A visão será o último dos sentidos a se desenvolver.
O bebê já reage a estámulos externos, como a luz e a música, e também percebe os barulhinhos físicos da mamãe, como o bater do seu coração ou os gorgulhos intestinais.

Começam os socos e pontapés:
Prepare-se! Agora você vai começar a sentir de tudo: chutes, socos e cotoveladas farão você vibrar de emoção.

Primeiras Gordurinhas:
Até agora seu bebê era bem magrinho, mas nesta fase ele começa a acumular os primeiros depósitos de gordurinhas sob a superfície da pele.

Qual é o aspecto do bebê:
Ao completar este mês, seu bebê terá, aproximadamente, 33 centímetros, e mais ou menos 700 gramas. Provavelmente, já estará assumindo a chamada posição fetal, com os joelhos próximos ao abdômen e os braços dobrados no peito.

ASPECTO DA MAMÃE:

Se você estiver conseguindo controlar o aumento de peso, deverá ter aumentado de 5 a 6 quilos, aproximadamente. Como grande parte deste ganho de peso se concentra na região do abdômen, é provável que você se sinta mais cansada e com algumas dores pelo corpo.

ALGUNS SINTOMAS, SINAIS E SENSAÇÕES:

O sexto mês de gravidez é um período especial. Salvo raras exceções, a barriga crescida faz com que todos percebam que você está grávida. Neste mês, também é necessária especial atenção a alguns fatores, pois, as variações patológicas que podem acontecer costumam aparecer aqui. É o caso da toxemia ou hipertensão induzida pela gravidez. Trata-se de uma doença caracterizada pelo aumento dos níveis de pressão arterial em gestantes sem história clínica de hipertensão anterior. A pressão costuma dar sinais de elevação a partir da 20ª semana de gravidez.

OUTROS SINAIS E SINTOMAS:

Movimentos fetais cada vez mais intensos;
Sensação de dormência na parte baixa do ventre;
Aumento da umidade vaginal (leucorréia);
Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido;
Prisão de ventre;
Azia e dificuldade de digestão;
Câimbras nas pernas;
Possível inchaço dos tornozelos e dos pés e, às vezes, também das mãos;
Possíveis dores de cabeça, às vezes, desmaios e tontura;
Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas;
Grande aumento do apetite;
Dores nas costas;
Modificação na pigmentação da pele, no abdômen e no rosto;
Aumento da pulsação (freqüência cardíaca);
Sensação de coceira no abdômen.

Emotivos:
Maior estabilidade emocional;
Uma certa ansiedade com relação ao futuro;
Períodos de distração e falta de concentração no que se está fazendo.

Algumas possíveis preocupações
Infecção das vias urinárias
Este é um problema até freqüente em boa parte das mulheres gestantes. Normalmente, ocorrem “cistites”, infecções da bexiga, cujos sintomas mais comuns são vontade freqüente de urinar e sensação de ardor. Consulte seu ginecologista o mais rápido possível para que ele lhe prescreva o tratamento adequado, pois, uma cistite não curada pode se transformar numa infecção renal mais grave e mais perigosa, para você e seu bebê.

Coceira
Com o passar dos meses, a maioria das gestantes começa a sentir coceiras em várias partes do corpo, mas, principalmente, no abdômen. Procure fazer um “tratamento hidratante intensivo” em sua pele todos os dias, para combater o ressecamento natural causado pelo estiramento da pele.

Hemorróidas
Entre o segundo e o terceiro trimestre da gravidez, o problema pode surgir, provocado pela maior dilatação dos vasos sanguíneos da região, causada pelo aumento de peso do útero e pela tendência à prisão de ventre. Os sintomas são dor no local, queimação ou coceira e, às vezes, sangramento. Como sempre, a prevenção é o melhor remédio e você já deverá ter como hábito as dicas de manter uma dieta equilibrada e rica em fibras, beber muitos líquidos e evitar ficar muitas horas em pé ou sentada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>